top of page
Buscar

05 alimentos funcionais e seus benefícios para saúde

Existem alimentos que, além de terem suas funções nutricionais básicas para uma boa alimentação, também possuem benefícios extras. São os chamados alimentos funcionais, que podem afetar positivamente o organismo caso sejam consumidos em uma dieta equilibrada.

Um estudo divulgado pelo periódico Medicines analisou os efeitos dos alimentos funcionais e concluiu que o consumo deles, aliado à dieta mediterrânea, poderia ter uma associação protetora no combate a doenças que afetam a saúde gastrointestinal.

Uva roxa

A uva roxa é fonte de polifenóis, sobretudo de resveratrol, e é um alimento ideal na dieta para prevenção de doenças cardiovasculares. O resveratrol está presente especialmente na casca da uva e desempenha um papel importante, agindo como inibidor da coagulação do sangue e promovendo alta ação anti-inflamatória, regularizando o metabolismo.

Cúrcuma em pó

Também chamado de açafrão-da-terra é um tempero rico em curcuminoides, sendo a curcumina o principal. Esse fitoativo possui potente ação anti-inflamatória e antioxidante, contribuindo para equilibrar o organismo em processos inflamatórios.

Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, vitaminas e, principalmente, em fitoquímicos importantes para a saúde. O principal deles encontrado é o beta-sitoesterol, capaz de auxiliar no controle dos níveis de colesterol no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Oleaginosas

O ideal é o consumo de 28 g de oleaginosas ao dia, o que equivale a um punhado. Consumir um punhado de nozes, castanhas, avelãs e amendoins, duas ou mais vezes por semana, pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além disso, o equilíbrio de ômega-3 e 6, junto com o selênio presente nas castanhas-do-pará, promove a redução da inflamação sistêmica. As oleaginosas são ricas em arginina e óxido nítrico, que ajudam na vasodilatação e promovem a adequada oferta de oxigênio e nutrientes aos tecidos do organismo.

Tomate e vegetais alaranjados

O licopeno é um pigmento natural sintetizado por plantas e micro-organismos, presente principalmente no tomate e em vegetais alaranjados. O modo de ação do licopeno vem sendo atribuído à saúde cardiovascular, além da ação principal na proteção contra o câncer de próstata. O alto consumo de licopeno pode auxiliar na diminuição do risco de doença cardiovascular, incluindo aterosclerose e infarto.



1 visualização
bottom of page