top of page
Buscar

Como fazer a exposição do hortifruti em frutarias, mercados, supermercados e outros.

O hortifrúti é uma área de estratégia para o seu negócio. Segundo a Revista Super Varejo, em 2019 86% dos consumidores procuraram por Frutas, Legumes e Verduras (FLV) em supermercados. E tem mais, a seção de hortifrúti aumenta a frequência dos consumidores no seu estabelecimento, pois os consumidores que procuram por esses itens, costumam frequentar mercados de duas a três vezes por semana. E você já sabe né? Se o seu consumidor vai mais ao mercado para comprar FLV, isso significa uma “brecha” para compra de outros artigos, pois quem vai ao supermercado geralmente leva uma lista de compras ou lembra que precisa de algum outro item.

Faturamento

A seção de hortifrúti representa cerca de 9,1%, sobre o faturamento dos supermercados, como demonstra a pesquisa realizada pelo Ranking Abras/SuperHiper em 2020.

Por isso, se você melhorar o seu hortifrúti, com certeza esse número será ainda maior.

Saudabilidade

Segundo a pesquisa do Ranking Abras/SuperHiper o ganho de importância das seções de FLV e o avanço do segmento de orgânicos, ilustram a tendência de Saudabilidade em curso no país, que há alguns anos tem sido destacada pelos especialistas em varejo.

Prevenção de perdas

Outro dado relevante que reforça a importância de prestar atenção no seu setor de hortifrúti é o índice de perdas. O setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) é o maior em número de perdas, representando 5,01% sobre o faturamento bruto.

Seu hortifruti tornando-se referência

Cada setor da economia apresenta uma dificuldade própria. No caso do varejo, por exemplo, a limitação do espaço físico é um dos principais desafios. No entanto, para que os produtos sejam notados, é necessário trabalhar o layout de gôndolas no supermercado. Como por exemplo, ao entrar em um supermercado e encontrar um ambiente desorganizado, vamos demorar mais para encontrar o que desejamos. Isso é desestimulante, não é mesmo? No caso, do setor de hortifrúti, se os clientes de FLV não se sentirem atraídos pelos vegetais, eles podem até concluir a compra, porém, acabam comprando por necessidade. Com isso, a possibilidade dele voltar é menor, afinal, o supermercado não satisfaz seus padrões visuais de qualidade.


Pontos importantes para ter atenção em sua loja

  1. Manuseio

  2. Higiene do produto

  3. Limpeza do local

  4. Rastreabilidade do produto

De acordo com a RDC 216/2004, os funcionários devem ser capacitados periodicamente em higiene pessoal, manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. Ela define os procedimentos de Boas Práticas de Fabricação para serviços de alimentação com o objetivo de garantir a segurança do alimento.


Técnicas para deixar o meu hortifruti mais atrativo

  1. Disponibilidade do produto

  2. Visual Merchandising

Obs: Tenha sempre isso em mente: você deve despertar o desejo de compra em seus clientes, para isso deve tornar o seu produto atrativo.


Como expor meus produtos

Manter um produto saudável na gôndola não é tarefa fácil, por isso algumas técnicas de refrigeração e exposição podem ser aplicadas no hortifrúti para que a durabilidade dos vegetais seja preservada. Você sabia que os vegetais possuem, cada um, uma temperatura ótima para armazenamento? Então se você conseguir deixar os vegetais o mais perto possível dessas temperaturas, sua durabilidade é preservada.

  1. Gôndolas climatéricas

  2. Gôndolas não climatéricas

  3. Refrigeradores abertos

  4. Refrigeradores fechados

  5. Vascas para hortifruti

Se preferir um layout mais clean, não coloque muitas frutas em uma gôndola para que a durabilidade seja preservada, assim fica mais fácil para o cliente escolher as FLV sem manusear muito os produtos.



8 visualizações
bottom of page