top of page
Buscar

Controle de Qualidade no setor de alimentos

Falar de qualidade de alimentos é um assunto complexo, pois envolve diferentes conceitos e principalmente, interpretações diferentes, de estabelecimento para estabelecimento, de pessoa para pessoa.

Ter o Controle de Qualidade do seu negócio bem estabelecido é essencial para que sua empresa mantenha o padrão de qualidade de seus produtos e satisfaça as necessidades de seus clientes.

O que é Qualidade

Qualidade é um conjunto de características inerentes a um objeto que satisfaz certos requisitos.

Mas esse termo pode ter outros significados. Quando associado às transformações sofridas por produtos, é considerado uma medida de excelência e pode se referir a um estado de ausência de defeitos. Já segundo a ISO 9000, a qualidade é determinada pela capacidade de satisfazer os clientes e pelo impacto gerado nas partes interessadas pertinentes.

Logo, a definição de qualidade é algo que pode mudar de empreendimento para empreendimento.

Qualidade não é a mesma para todos os empreendimentos, vamos ver o que é Controle de Qualidade.

O que é Controle de Qualidade?

É a parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade, segundo a ISO 9000, que descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para esses sistemas.

Requisito da qualidade é a expectativa esperada de certo aspecto do respectivo produto. Esses requisitos precisam ser aplicáveis e mensuráveis.

Vamos supor que, no seu hortifruti, seus clientes demandem mangas mais volumosas, ou seja, com calibre grande, tendo em média 20 cm.

Logo, um dos requisitos da qualidade analisados para essa fruta será o calibre. E esse calibre tem que estar em média com 20 cm para que essa manga esteja dentro do seu padrão de qualidade. Percebeu como esse requisito é aplicável e mensurável?

Agora, vamos para o passo a passo de como estabelecer um bom Controle de Qualidade.

Como fazer o Controle de Qualidade

1º - Definir o que é Qualidade para o seu negócio

Isso mesmo, para poder controlar algo primeiro você precisa saber o que controlar, o que você terá que analisar. E para isso você tem que ter clareza do que é qualidade para o seu negócio.

Consequentemente, você precisa saber qual é o Padrão de Qualidade exigido pelos seus clientes.

2º - Entender quais vão ser os requisitos avaliados para cada produto

Saiba, para cada um de seus produtos, quais requisitos terão que ser avaliados para estarem dentro do Padrão de Qualidade do seu estabelecimento.

Por exemplo, qual é o tamanho da manga que será vendido no seu hortifrúti, ou qual o grau de maturação que o abacaxi precisa para estar à venda.

3º - Fazer check-lists e POP’s para cada um dos produtos

A realização de check-lists e de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) é essencial para um bom Controle de Qualidade, pois são com esses documentos que conseguiremos avaliar se está tudo dentro dos padrões e requisitos já estabelecidos. Os check-lists serão utilizados lá na etapa de Inspeção da Qualidade.

4º - Acompanhar resultados

Com os dados que você coletou no seu check-lists, você terá clareza de quais são seus pontos de melhoria.

Por exemplo; se você comprar os produtos de seu hortifrúti de cinco fornecedores diferentes, você poderá analisar qual deles entrega uma mercadoria conforme seus critérios. Assim, você pode estabelecer planos de ação, como, mudar de fornecedor, ou estabelecer acordos de qualidade com eles.

5º - Ajustes e feedbacks

Esse passo é fundamental para a implementação da melhoria contínua. Um dos sete princípios da qualidade.

Agora que você já sabe que qualidade é fundamental para sua produção e para empresa, entre em contato, que temos todas as ferramentas para implantação dos processos e treinamentos para seus colaboradores.



1 visualização
bottom of page